Se você respondeu que as três opções estão corretas, acertou.  

Se você está procurando uma atividade que faça se sentir bem, gosta de DIY, mas não sabe o que fazer com tecido e quer desenvolver sua criatividade, mas não sabe como, a receita é Patchwork, um trabalho que proporciona a sensação de bem-estar e realização.

Pois então, se você já trabalha com Patchwork ou vai começar agora, é hora de juntar rendas e retalhos, soltar a imaginação e deixar a sua criatividade emergir.

Esta é uma atividade realmente emocionante e gratificante, que mantém a cabeça e as mãos em ação.

O que exatamente é Patchwork?

Trata-se de um termo inglês que significa “trabalho de peças”. É uma técnica de costura que consiste na montagem de retalhos de tecido para formar padrões decorativos. Foi desenvolvida nos Estados Unidos por mulheres Amish, a recuperação correspondia aos seus princípios e modo de vida.

No passado, os padrões de uma manta de retalhos traziam um significado e muitas vezes contavam uma história, como um casamento, um evento relevante ou representavam um símbolo de família, de clã etc.

Hoje, o Patchwork inspira muitos designers do mundo da moda e decoração. Permite criar todo o tipo de objetos ao mesmo tempo que mostra originalidade para uma criação única: mantas, colchas, almofadas, poltronas ou sofás.

Uma técnica que está ao alcance de todos, tanto os amantes da costura como os profissionais. Fácil e moderno, cada um pode fazer o que quiser, sem limite de criatividade. Pode receber qualquer forma com diferentes padrões, cores e materiais .

Para total harmonia na decoração de interiores, pode ser feito a partir de retalhos de tecidos que foram usados ​​para fazer almofadas, cortinas ou outros objetos decorativos, roupas velhas ou retalhos de tecidos recuperados de amigos ou da família. Com todas as suas cores, ilumina facilmente quartos sóbrios e um pouco tristes.

Personalizável, útil e barato, é um presente ideal!

Como fazer o Patchwork

A técnica do patchwork muitas vezes parece tão complicada e tediosa que leva os iniciantes ao desespero antes mesmo de tentar. Carrega também uma imagem de um tanto antiquada, mas pode proporcionar verdadeiras maravilhas no topo de sua tendência.

Os primeiros detalhes para obter um bom resultado de Patchwork é escolher cuidadosamente os diferentes tecidos que irão compor o seu trabalho. Padrões e cores devem combinar entre si.

Primeiro passo

Certifique-se de que os tecidos são todos mais ou menos do mesmo tipo, mesmo peso, mesma espessura. Por exemplo, evite misturar voil de algodão, jeans, veludo e viscose.

Prefira escolher padrões pequenos, pois irá cortar pequenos pedaços de tecido.

Pense na harmonia de cores que quer para o seu trabalho final: em geral, é aconselhável limitar o número de tons a 3 ou 4, para declinar em várias intensidades.

Segundo passo

Essa etapa deve ser realizada com extrema atenção. Um corte mal-feito será quase impossível de recuperar. Mas se for feito com precisão, já é metade do trabalho para uma colcha de retalhos bem-sucedida.

Ter um cortador rotativo, um tapete de corte e uma grande régua de plástico transparente é uma vantagem real quando se quer fazer quilting. Mas você também pode gerenciar muito bem sem ele. Com um modelo de papelão é possível aplicar formas de corte nos tecidos de forma fácil e rápida.

Terceiro passo

Usando o seu senso artístico, não hesite em espalhar todos os pedaços de tecidos recortados em uma bancada e experimentar diferentes composições, alternando harmoniosamente cores e padrões.

Quarto passo

Máquina de costura, aqui vou eu! Atente aqui também para alguns pequenos cuidados a serem tomados para que o resultado corresponda às expectativas.

Primeiro é preciso escolher um valor de margem de costura e cumpri-lo com muita precisão durante toda a montagem.

Colar um pedaço de fita adesiva na planta da máquina de costura é uma opção válida, bem como sobrepor perfeitamente os dois tecidos que serão costurados.

CrisMazzer tem os tecidos ideais que você precisa para fazer o seu Patchwork

A CrisMazzer desenvolve tecidos e estampas exclusivas de alta qualidade em algodão e linho. Principalmente os tecidos ideais para você trabalhar seu Patchwork. Acesse crismazzer.com.br e conheça o universo extraordinário dos tecidos exclusivos.

Deixe uma resposta