A impressão digital em tecidos, também conhecida como DTG (direct-to-garment printing), é uma tecnologia de impressão a jato de tinta que está se tornando cada vez mais popular no mundo têxtil.

A marcação têxtil com visuais muito complexos ou com gradientes é possível na impressão digital. Todas as estampas digitais são feitas geralmente por meio de maquinário de última geração. As cores são criadas pela mistura de Ciano, Amarelo, Magenta e Preto oferecendo uma renderização incomparável em diferentes tecidos, onde o visual é impresso diretamente com precisão única.

As impressoras digitais utilizam tintas à base de água para impressão 100% ecológica. E a resistência ao longo do tempo é idêntica às impressões digitais feitas com tintas convencionais. Outra vantagem dessas tintas à base de água é que a reprodução de cores é infinitamente de melhor qualidade que as tintas tradicionais.

A impressão digital em tecidos é o modo perfeito de personalização têxtil para gradientes e fotografias. Essa capacidade de criar detalhes únicos e degradê vem do fato de que as cores são impressas diretamente no tecido.

A impressão digital em tecidos não requer a criação de um arquivo. Isso significa que é fácil produzir em pequenas séries. Uma imagem, uma camiseta e pronto. Para maior qualidade, é possível depositar um pré-tratamento que irá sublimar a impressão.

Mas como funciona a impressão digital em tecidos?

A impressão digital direta é uma tecnologia inovadora que surgiu no final dos anos 90. Seguindo os passos das impressoras domésticas comuns, as impressoras DTG imprimem gráficos diretamente em tecidos em vez de papel.

Esta técnica requer pouca ou nenhuma preparação porque as imagens são recriadas por uma cabeça de impressão que projeta milhares de minúsculas gotas de tinta no tecido. O aspecto visual e o toque são sem relevo, pois a tinta penetra diretamente nas fibras do tecido.

Contribuindo para a saúde do planeta

A impressão digital em tecidos é uma das técnicas mais ecológicas que existem no mundo. Permite baixo consumo de energia e desperdício mínimo de tinta. A impressão têxtil digital utiliza tintas especiais à base de água, que são absorvidas pelas fibras da roupa. Estas tintas são amigas do ambiente (certificação OKO-TEX, ECO PASSPORT). E são, portanto, não tóxicas, não perigosas, mesmo para crianças e 100% biodegradáveis.

O que pode ser impresso com a impressão DTG?

As impressoras DTG oferecem impressão extremamente precisa. Permitem imprimir desde logotipos, imagens, fotografias e estampas artísticas com um resultado muito fiel ao visual digital. Esta técnica permite reproduzir uma infinidade de cores, detalhes complexos, gradientes, contornos fortes ou sombras. Por outro lado, não permite a impressão de cores metálicas ou fluorescentes, para isso será necessário recorrer à serigrafia ou flex transfer.

Qual o melhor tecido para a impressão DTG?

Uma impressora digital pode imprimir fotos, imagens e, principalmente, estampas artísticas com os motivos mais diversos, em várias cores, em praticamente quase todos os tipos de tecido. Porém, os melhores resultados se apresentarão se o produto for feito de fibras naturais como o algodão. Em têxteis sintéticos, como poliéster, esta técnica de impressão deve ser evitada.

Esta técnica é utilizada principalmente para imprimir em tecidos leves (branco, cinza, natural, pastel) porque é nessas superfícies que a impressão digital é mais eficaz. Em tecidos escuros, a impressora deve estar equipada com tinta branca e é necessário pré-tratamento para que ela possa aderir. Além disso, a impressão será feita em 2 camadas: uma subcapa de branco (que serve de base) e uma camada com as cores que compõem o visual.

A CrisMazzer tem os tecidos que você precisa para se vestir ou fazer a sua arte têxtil

A CrisMazzer desenvolve tecidos com estampas exclusivas de alta qualidade em algodão e linho. Principalmente com estampas digitais incomparáveis, em todos os estilos e com os temas mais variados. Acesse crismazzer.com.br e conheça este mundo admirável.

Este post tem um comentário

  1. Aurea Moreira Toledo.Lima

    Muito interessante a explicacao! Seus tecidos sao lindo!

Deixe uma resposta