O bordado é uma arte ancestral que exige paciência e meticulosidade. Ouvimos falar de ponto cruz, ponto contado até o fim, mas do que exatamente estamos falando? Bordar é desenhar uma agulha e um fio contando os pequenos furos da tela para serem regulares e precisos. Assim, utilizando diferentes técnicas de pontos de bordado, criamos gradualmente um desenho, esboçamos uma palavra ou mesmo um padrão.

Enquanto as máquinas de costura modernas podem embelezar roupas e outros itens de várias maneiras, você pode obter mais efeitos pessoais ao bordar à mão. Há muito o que aprender sobre bordados à mão, mas com a prática você acaba dominando a técnica.

O bordado transforma um simples pedaço de tecido em uma obra de arte.

Confira o material necessário:

O tecido

Primeiramente, você precisa ter tempo para pensar no tecido que deseja bordar, pois pode ser uma decisão complicada. Para um iniciante, é uma boa ideia começar com um tecido básico de algodão ou linho, branco ou de cor clara. À medida que aprende e experimenta diferentes tecidos, você também precisará manter outras considerações em mente.

Lembre-se de escolher um tecido que combine com o item a ser bordado e opte por um tecido resistente com boa densidade de trama (pelo menos 11 fios por centímetro), especialmente se o padrão for conter elementos pesados, como fitas ou botões.

A linha

Depois do tecido, você vai precisar de linhas adequadas para bordar, pois uma linha de qualidade inferior pode escorrer.

Você também precisa ajustar o número de linhas do fio de bordar dependendo do nível de detalhe que você está tentando criar. Quanto mais detalhado o padrão, mais fino o fio deve ser. Quanto maior o padrão, mais grossa deve ser a linha.

Existem muitos tipos de fio de bordar, mas em geral são os fios mais finos que variam e o único impacto será no efeito visual final (o padrão pode ser mais ou menos fosco ou brilhante). Iniciantes não devem se preocupar com isso.

Tenha cuidado para não comprar algodão bordado de linha única que é usado com uma máquina de costura.

A agulha

Para seus primeiros projetos, você precisará de uma agulha de bordado básica. Uma agulha de tamanho 12 a 18 é um bom ponto de partida para bordados em tela. Algumas agulhas são muito afiadas, enquanto outras têm pontas arredondadas. Mas para um iniciante, uma ponta afiada será ideal para lidar com a maioria dos projetos iniciais.

De preferência, use agulhas de bordado em vez de agulhas de costura para o comprimento do olho da agulha. Eles podem conter vários fios ou uma meada inteira.

As ferramentas e materiais

Você vai precisar de um bastidor de bordado que seja do tamanho certo para o seu desenho e também de uma maneira de transferir o seu desenho para o tecido. Além de outros itens úteis, como dedais e enfiadores de agulha, que facilitam a sua vida e evitam que você se cutuque.

Em um próximo artigo, vamos abordar o passo a passo e as técnicas para bordar. Até lá!

CrisMazzer tem os fios que você precisa para fazer o seu bordado

A CrisMazzer desenvolve fios, tecidos e estampas exclusivas de alta qualidade em algodão e linho. Principalmente o fio ideal para você desenvolver toda a sua habilidade de bordar. Acesse crismazzer.com.br e entre para este maravilhoso universo.

Deixe uma resposta