Todos os dias entramos em contato com a arte têxtil. Das roupas que vestimos aos objetos que decoram nossas casas, é uma arte que pode ser bonita e útil. Mas não deve ser surpresa que esse campo ocupe essas duas categorias. No início de sua longa história, os têxteis eram vistos como uma utilidade e não como algo que não serve a nenhuma função evidente fora da estética. E enquanto isso ainda é o caso hoje, criativos visionários ajudaram a arte a se reinventar continuamente.

A arte têxtil é uma das formas de arte mais antigas da civilização humana. Quando foi criada, servia para fins práticos, como roupas ou cobertores, para se aquecer. Ela remonta aos tempos pré-históricos, e os antropólogos estimam que tenha ocorrido entre 100.000 e 500.000 anos atrás. Esses produtos eram feitos de peles de animais e folhas, entre outras coisas.

À medida que o tempo passou e as culturas neolíticas se estabeleceram, os têxteis tornaram-se cada vez mais complexos. Muitas das primeiras peças foram feitas com feltragem, que usa fibras animais (como lã) para prendê-las em um forte vínculo. Além disso, os humanos também fiaram fibras para criar fios. Eles foram tecidos juntos e se parecem mais com o que temos hoje.

Artesanato em tecido: a magia de criar com originalidade

O tecido é um material muito popular, amplamente utilizado na fabricação não apenas de roupas, mas também de um grande número de produtos.

Cortinas, puffs, potes, pegadores, bandejas de berloques. Existe uma vasta gama de acessórios simples e objetos decorativos em tecido para fazer você mesmo. Dê vida ao seu interior com uma decoração pessoal “feito à mão”. Dê um pouco de ânimo às suas paredes pendurando molduras decorativas, vista suas janelas com cortinas originais, embrulhe suas plantas, personalize seus frascos de forma criativa, escolha seus favoritos e implemente-os em casa.

Todas as pessoas que embarcam na aventura da arte têxtil têm uma coisa em comum: o amor pelos tecidos e fios.

Descubra se você foi feito para isso

Primeiro, pergunte a si mesmo se observar, manipular e associar materiais te dá um verdadeiro prazer. Se o manuseio da agulha e o uso da máquina de costura não são mais segredos para você.

Se a resposta é sim, não há dúvidas de que você é um artista têxtil em formação.

Mas não espere sucesso da noite para o dia, pois você ainda vai precisar dominar as várias técnicas que lhe permitirão evoluir, sentir-se confortável durante o processo criativo e libertar-se das restrições técnicas, superando-as para criar livremente.

Então é hora de você experimentar, desviar um objeto ou um tecido de seu uso habitual. Usar conchas, penas e ouriços-do-mar como enfeites, tingir, rasgar, esculpir e derreter os tecidos. Ou seja, ter uma veia criativa. Inspire-se nas suas ideias e no seu know-how para criar as suas próprias obras.

CrisMazzer tem os tecidos e fios que você precisa para fazer a sua arte têxtil

A CrisMazzer desenvolve fios, tecidos e estampas exclusivas de alta qualidade em algodão e linho. Principalmente o tecido e o fio ideal para você aplicar todo o seu talento na arte têxtil. Acesse crismazzer.com.br e conheça este mundo extraordinário.

Deixe uma resposta